Arte digital no espaço público.
Redescobrir a cidade através de 13 projetos artísticos.
Sobre a galeria
A Galeria Digital do Porto é um circuito de arte pública digital que convida a redescobrir a cidade interagindo com projetos artísticos. Desafiando artistas, habitantes e visitantes a pensar a cidade a partir do cruzamento entre a sua existência material e os processos de digitalização e desmaterialização, este é um projeto do Município do Porto, coordenado pela Porto Digital, e com a visão artística da Galeria Municipal do Porto / Direção de Arte Contemporânea da Ágora — Cultura e Desporto do Porto, E.M., S.A.. Ao cruzar arte, tecnologia e território, esta iniciativa pretende ser um acelerador crítico da dinâmica urbana, mobilizando discursos sobre o presente e futuro da cidade para estimular uma reflexão coletiva sobre o espaço público contemporâneo.
O primeiro ciclo expositivo desta iniciativa é apresentado a 19 de julho de 2025 e mostra treze projetos artísticos localizados em diferentes espaços da baixa do Porto com uma abordagem híbrida: situam-se entre o território físico e o espaço digital online. Sugerindo novas formas de pensar e interagir com a cidade, a Galeria Digital do Porto convida a percorrer locais que variam em escala, uso e notoriedade: alguns são espaços de convivência e permanência, outros zonas passagem; incluindo pontos emblemáticos da cidade e lugares que permanecem escondidos no tecido urbano. Desde instalações de realidade aumentada e paisagens sonoras, a vídeo e arquivos fotográficos e sonoros, as diferentes obras são acessíveis através de dispositivos móveis, exclusivamente nos locais para as quais foram concebidos, e podem ser visualizadas 24 horas por dia, sete dias por semana.
Mapa interativo
As Obras
Treze trabalhos habitam digitalmente a cidade, resgatando memórias, histórias e identidades, estimulando com isso outras perspetivas no dia-a-dia da cidade. A Galeria Digital do Porto procura fomentar o diálogo sobre o papel da arte pública digital e convida a percorrer cidade para descobrir as intervenções artísticas de Cláudia Martinho, Diana Policarpo, Elisabete Sousa, Fá Maria, Francisco Pedro Oliveira, Jonathan Uliel Saldanha, Maria Constanza Ferreira, Mariana Caló & Francisco Queimadela, Ruca Bourbon, S4RA, Silvestre Pestana, Tiago Cadete e Vera Mota.
Rua de Santo Ildefonso
Pés na Terra
Cláudia Martinho
Paisagem Sonora Generativa
Praça da Trindade
Cora
Diana Policarpo
Paisagem Sonora
Travessa dos Congregados
Sonho da Cidade-Máquina
Elisabete Sousa
Instalação de Realidade Aumentada
Rua de Passos Manuel
Se A Minha Voz Falasse
Fá Maria
Instalação Audiovisual
Rua de Santos Pousada
Hidrografia Interior
Francisco Pedro Oliveira
Paisagem Sonora
Jardim da Morêda
Archangel Protocol: Basilisk
Jonathan Uliel Saldanha
Instalação de Realidade Aumentada
Rua de Alexandre Braga
Alminha: An Ode to Lost Souls
Maria Constanza Ferreira
Instalação de Realidade Aumentada
Rua de Alves da Veiga
Desenhos, Táticas e Sinais, Uma Arqueologia Urbana
Mariana Caló & Francisco Queimadela
Arquivo Fotográfico e Sonoro
Rua do Morgado de Mateus
Cidade Delirium
Ruca Bourbon
Vídeo
Rua 31 de Janeiro
Strong Hands
S4RA
Vídeo
Praça D. João I
Pólen R.A.
Silvestre Pestana
Instalação de Realidade Aumentada
Praceta da Rua de Fernandes Tomás
Passeio
Tiago Cadete
Paisagem Sonora
Jardim de São Lázaro
Liminal Flesh
Vera Mota
Instalação de Realidade Aumentada