Rua de Alves da Veiga
Desenhos, Táticas e Sinais, Uma Arqueologia Urbana
Mariana Caló & Francisco Queimadela
Arquivo Fotográfico e Sonoro
Para entrar na peça, precisa de estar na zona designada. Por favor, partilhe a localização.
Recomendações
Para uma melhor experiência, recomenda-se o uso de auscultadores.
Sinopse
Paredes, postes, muros entre outras superfícies, fornecem-nos pistas sobre a vida na cidade, a marginalização, as injustiças sociais, as migrações, as guerras, assim como contêm alguns indícios de ativismo e preocupação por um mundo diferente. Nestas expressões podemos também encontrar táticas e mensagens de demarcação de território relativas a relações interpessoais de amor ou de poder. O desenho que surge no espaço urbano enquanto impulso identitário e ideológico, mas também enquanto gesto de apropriação de lugar, de resistência ou de extravasamento, é aqui colocado em observação e escuta enquanto objeto e artefacto.
"Desenhos, Táticas e Sinais, Uma Arqueologia Urbana" propõe uma análise às inscrições do grafismo urbano como vestígios arqueológicos, que se renovam com regularidade e revelam diferentes sentidos estéticos, com variações no estilo e tipos de representação, ao mesmo tempo que inscrevem mensagens, símbolos e imagens que, ainda que utópicos ou aparentemente contraditórios e disruptivos da ordem no espaço público, procuram muitas vezes um sentido pacificador, num movimento perpétuo de intervenção e desafio ao exercício da memória coletiva. Neste arquivo fotográfico e sonoro, procurou-se dar um enquadramento possível dentro do imaginário urbano, a diversas expressões no contexto portuense, nos diversos elementos iconográficos, nas manifestações efémeras e grafismos circunscritos à área onde é possível aceder aos diferentes projetos da Galeria Digital do Porto. Através deste levantamento fotográfico de grafismos, grafitos, retratos fragmentários e parciais do espaço urbano no centro da cidade, associados a fragmentos sonoros, é possível imaginar um percurso pedonal para aceder a expressões de origens diversas. Este mapeamento visual poderá sugerir ao pedestre um sentido de procura e descoberta pelas imagens e símbolos, resultando num processo de navegação e descoberta pelas superfícies táteis.
Bio
Mariana Caló (1984, Viana do Castelo) e Francisco Queimadela (1985, Coimbra) licenciaram-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e colaboram enquanto dupla desde 2010. A sua prática é desenvolvida através de um uso privilegiado da imagem em movimento tanto através da realização de filmes, como na intersecção com ambientes instalativos e site-specific, em conjugação com desenho, pintura, fotografia ou escultura. O interesse pelo diálogo entre o biológico, o vernacular e o cultural são elementos recorrentes no seu trabalho artístico. Vivem e trabalham no Porto.
Localização
Procure o totem colocado junto ao cruzamento da Rua Doutor Alves da Veiga com a Rua de Fernandes Tomás.
Coordenadas
41.149600, -8.603400