Jardim de São Lázaro
Liminal Flesh
Vera Mota
Instalação de Realidade Aumentada
Para entrar na peça, precisa de estar na zona designada. Por favor, partilhe a localização.
Recomendações
Por favor leia o código QR, entre no jardim e ative a experiência na clareira entre o coreto e o lago. Condições de visita sujeitas ao horário e disponibilidade do jardim.
Sinopse
"Liminal Flesh" propõe a transferência de métodos generativos do desenho para a linguagem digital, informando esse processo com as propriedades físicas e comportamentos dos materiais. A participação direta do corpo é substituída por instruções que operam ferramentas digitais; o gesto é codificado, transformado e multiplicado através de sistemas generativos, promovendo a modificação contínua de uma massa informe e rugosa.
Esta matéria mutante — que guarda simultaneamente o alicerce do gesto e a densidade de rocha vulcânica ou a viscosidade de tinta fresca — dialoga aqui com uma segunda entidade: uma forma esguia, rígida, metálica, que a atravessa como uma estrutura esquelética que sustenta músculos em desordem. Através da realidade aumentada, "Liminal Flesh" manifesta-se como uma presença suspensa, inscrevendo-se no espaço do Jardim de São Lázaro sem nele se fixar. O jardim, tradicionalmente associado à contemplação e à regência natural, é aqui reprogramado como palco de uma aparição instável, onde os sentidos são solicitados a renegociar os seus próprios parâmetros de perceção.
Bio
Vera Mota (1982, Porto) é licenciada em Artes Plásticas — Escultura (2000-2005) e mestre em Práticas Artísticas Contemporâneas (2006-2008), pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A sua prática artística revela-se sobretudo através da escultura, desenho e performance. Com apresentações públicas regulares desde 2003, o seu trabalho convoca uma forte componente material, enquanto afirma o corpo como agente indispensável. No âmbito de exposições e programas de performance, o seu trabalho foi apresentado no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Galeria Municipal do Porto; MACE — Museu de Arte Contemporânea de Elvas; Matadero (Madrid, Espanha); SESC (São Paulo, Brasil), entre outros.
Localização
Na entrada do Jardim de São Lázaro situada na esquina da Praça dos Poveiros com o Passeio de São Lázaro, encontre o totem instalado à direita do portão.
Coordenadas
41.145950, -8.603130