Galeria Digital do Porto

Rua de Santo Ildefonso

Pés na Terra

Cláudia Martinho

Paisagem Sonora Generativa

Para entrar na peça, precisa de estar na zona designada. Por favor, partilhe a localização.

Recomendações

Para uma melhor experiência, recomenda-se o uso de auscultadores.

Sinopse

Neste ponto onde duas ruas se unem, a Rua de Santo André com a longa Rua de Santo Ildefonso (antiga Rua Direita), uma árvore solitária marca um lugar de reunião. Aqui, o convite é para nos sentarmos ao seu redor e escutarmos mais adentro no nosso corpo. Do mundo subterrâneo à atmosfera, a árvore, uma Magnólia, torna-se uma antena de captação e transmissão, axis mundi, para uma experiência sonora aumentada do nosso campo percetivo, revelando-se as múltiplas vozes e os ritmos orgânicos aí presentes. Abre-se um caminho sensorial, ampliam-se os sentidos, tornando o nosso corpo permeável e ressonante, para aprofundar a nossa presença, sintonização e pertença com o lugar.

No processo de criação da paisagem sonora generativa "Pés na Terra", combinaram-se diversos dispositivos de captação sonora e de transdução acústica, a sonificação de dados climáticos da rede de sensores, com análise de padrões e a sua evolução ao longo do tempo. Usam-se estas tecnologias digitais ao serviço da nossa presença participativa com os lugares, para expandir a nossa capacidade de escutar, sentir e vincular. A paisagem sonora leva-nos a uma experiência envolvente, afetiva e incorporada das variações ambientais (temperatura, humidade, pluviosidade, vento), sinais bioelétricos, padrões vibratórios, oscilações, qualidades e materialidades que nos passam desapercebidos no quotidiano e que nos integram à rede de vida que nos rodeia.

Bio

Cláudia Martinho (1977, Porto) é artista e investigadora, doutorada em Música — Arte Sonora (Goldsmiths, University of London, 2019), mestre em Ciência e Tecnologias de Acústica (Sorbonne, Paris, 2007) e licenciada em Arquitetura (FAUP, 2001). A sua prática cruza a arte sonora com a ecologia acústica e a arquitetura. Partindo da escuta imersiva e sintonização com o ambiente, procura criar ressonâncias entre as qualidades dos lugares e as suas comunidades, humanas e não-humanas. Cria composições, performances, instalações, intervenções no espaço público e facilita oficinas, para a sensibilização e reconexão da humanidade em pertença aos lugares do quotidiano e à rede de vida da Terra.

Localização

Procure o totem colocado no gaveto das Ruas de Santo André e Santo Ildefonso, junto à árvore.

Coordenadas

41.146230, -8.604870