Rua de Passos Manuel
Se A Minha Voz Falasse
Fá Maria
Instalação Audiovisual, duração aprox. 10'
Para entrar na peça, precisa de estar na zona designada. Por favor, partilhe a localização.
Recomendações
Para uma melhor experiência, recomenda-se o uso de auscultadores.
Sinopse
"Se A Minha Voz Falasse" é uma instalação audiovisual composta a partir de testemunhos de pessoas queer e trans sobre as suas vivências na cidade do Porto. Através da escuta, das palavras e da criação sonora, o projeto mapeia afetivamente as relações entre corpo, memória, identidade e espaço urbano, refletindo sobre a interseção entre vida noturna e diurna e os espaços físicos e digitais. A peça retrata um Porto histórico e contemporâneo, centralizando vozes e experiências queer e trans. As histórias do passado, do presente, bem como as projeções de um futuro desejado, cruzam-se para formar um mapeamento emocional, sensorial e político da cidade, onde cada voz, cada som e cada batida contribuem para mapear, física e digitalmente, um Porto queer e trans — por vezes invisível, mas influente na construção da malha da cidade.
Bio
Fá Maria aka HAUT é artista e compositor com uma prática que atravessa a composição musical, a instalação audiovisual e a investigação artística, explorando a interseção entre identidade, voz, tecnologia e corporeidade queer, criando obras que oscilam entre o íntimo e o político. Com um doutoramento em Artes Computacionais pela Goldsmiths, University of London, Fá Maria formou-se inicialmente em medicina trabalhando depois como psiquiatra antes de se dedicar totalmente à prática artística.
Participação
Allian Fernando, Fernando Moura (Nani Petrova), Maria Ferreira, Mauro Ventura, Odete, Roberto Figueirinhas (Roberta Kinsky), Rodrigo Affreixo.
Localização
Encontre o totem instalado junto ao semáforo em frente ao Coliseu Porto ageas.
Coordenadas
41.146730, -8.605600