Travessa dos Congregados
Sonho da Cidade-Máquina
Elisabete Sousa
Instalação de Realidade Aumentada
Para entrar na peça, precisa de estar na zona designada. Por favor, partilhe a localização.
Recomendações
Por favor leia o código QR e aponte o dispositivo móvel para o círculo branco no chão, antes de ativar a experiência.
Sinopse
"Sonho da Cidade-Máquina" é um portal sensorial entre realidades — uma instalação de realidade aumentada site-specific, que cruza vídeo, escultura digital e tecnologia aumentada para evocar um universo paralelo que coexiste, invisível, com a matéria da cidade. Neste projeto o Porto torna-se palco de sobreposições: seres híbridos, oriundos de uma outra camada de existência, projetam-se sobre os espaços físicos, ativando fissuras no tecido do real.
Bio
Artista multidisciplinar, Elisabete Sousa (1992, Santa Maria da Feira) dedica-se à criação de instalações que cruzam escultura, vídeo e tecnologia, explorando materiais orgânicos e a sua simbiose com o artificial. O seu trabalho navega entre a ficção científica e a construção de realidades especulativas, questionando as fronteiras entre o orgânico e o artificial, o físico e o virtual, o humano e o não-humano. A sua prática artística é uma constante exploração do "outro" — seja através da simulação, do alienígena, do cyborg ou de máquinas que, de alguma forma, se tornam orgânicas.
Localização
No cruzamento das Ruas do Bonjardim, de Sampaio Bruno, de Sá da Bandeira e Travessa dos Congregados, encontre o totem junto aos bancos de granito.
Coordenadas
41.146690, -8.609890